quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Photobucket


A realidade do transporte no Df hoje...




É fato que o Distrito Federal e suas cidades satélites sofrem com a falta de um transporte público de qualidade. E agora que houve mudanças, que o governo daqui diz ser benéfico à população, perguntamos se realmente há alguma melhoria.
As linhas que ligam as cidades satélites ao centro do DF eram feitas pelo transporte alternativo e por ônibus, nas linhas circulares dentro das cidades ocorria o mesmo. Os ônibus eram extremamente sucateados e a vans conduzidas por motoristas imprudentes e desrespeitosos com os passageiros. Era um transtorno, mas ainda havia uma opção de escolha como todo serviço prestado e pago deve haver. O governo então decidiu findar com a concorrência. ACABOU com o transporte alternativo de Brasília às cidades e dentro das cidades. Contudo não colocaram mais linhas para repor as vans e os ônibus velhos e caquéticos ainda circulam minha gente! O DFTRANS, órgão que fiscaliza o transporte público, os autoriza a rodar, com pneus carecas, entre outros problemas, mas que o digníssimo órgão do governo alega estarem em boas condições de uso. As vistorias periódicas estão lá registradas nas velharias, comprovando o que afirmo.
E os circulares nas cidades satélites, que houve todo um estardalhaço, sobre uns “lindos” microônibus que tinham a passagem barata por ser subsidiada pelo governo, houve licitações para concessão das linhas, tudo muito bonito, novo. As linhas não suprem à demanda de passageiros e demoram a passar nos pontos, não há linhas fazendo ligação das cidades a Brasília, e as concessões, como sempre, foram ganhas por duas empresas bem convenientes ao governo, como acontece nas linhas de ônibus.
Com toda essa historia quem sai perdendo mais uma vez é a população que precisa do transporte. Pois se deseja se locomover pela sua cidade tem que esperar muito e se espremer nos bonitinhos microônibus. E se quiser ir à Brasília, tem de pegar um ônibus da VIPLAN com pneus mais carecas do que o governador do DF o nosso amado José Roberto Arruda!


Por Lorys